quinta-feira, 3 de Junho de 2010

A Sarça - O Fogo de Deus

A sarça é um tipo de planta que podemos encontrar no desrto. Sem qualquer atractivo , é semelhante a um arbusto e é , por natureza , uma planta seca , de fácil combustão.

O chamamento de Moisés , para que fosse o libertador de Israel , teve lugar quando ele se voltou paraa comtemplar uma sarça que queimava mas que , no entanto , não era consumida ( Êxodo cap 3 vers 3).

Moisés viveu no desrto cerca de 40 anos . Certamente , durante esse periodo de tempo , ele viu muitas sarças a arder , já que as temperaturas eram elevadíssimas . Para ele , era algo comum , sendo que a sarça seca com o calor , começa a arder e logo é consumida pelas chamas. Mas o que despertou a atenção de Moisés foi que aquela sarça ( insignificante aos olhos humanos ) ardia , mas não se consumia. Ao ponto de ele dizer: " Irei para lá e verei esta grande maravilha por que a sarça não se queima? " ( Exodo cap 3 vers 3).

O arbusto não era consumido porque a chama não precisava de combústivel , sendo auto -suficiente , viva por si mesma . Aquela chama era provocada pelo próprio Deus. A sarçaa era considerada como algo insignificante mas foi através dela que Deus se revelou para o seu povo , com o intuito de o tirar da escravidão no Egipto.

Muitas vezes as pessoas sentem-se como a sarça , " insignificantes" , mais uma no meio da multidão . Mas quando o Fogo de Deus está dentro da pessoa ela torna-se uma grande maravilha. Mas o que é esse fogo dentro das Pessoas ? É a fé viva e despertada!

A sarça ardente foi uma " auto -revelação de Deus. A chama naa sarçaa declarava que o Deus Vivo e Santo é o " Habitador".

Quando a pessoa tem esse fogo dentro de si , torna -se auto-suficiente e jamais fica na dependência de terceiros e , assim como o fogo tinha vida própria , também é a própria pessoa que exercita a fé. Somente as pessoas que têm essa " chama" da fé exercitada conquistam e tornam-se livres da escravidão que as oprime.

Meditemos todos nesta palavra,,,,,,,,,,,,

Sem comentários: